O que ler com prazer: A Tirania do Amor, de Cristóvão Tezza.


     


      Otávio esta tateando opções à vida que levou até agora. Sabe que sua mulher não o ama mais, acha que seu filho acredita em um mundo inviável, sente que sua filha quer saber mais sobre sua vida do que  ele mesmo sabe.
     Seus novos planos, entre eles viver sem sexo, vão acontecendo num Brasil que elege e depõe a primeira presidente mulher da história, se afoga na crise de corrupção que ameaça levar a própria consultoria onde trabalha ao abismo, além de várias outras referências ao noticiário recente.
     Esse novo romance é sobre um homem que sempre buscou explicações e soluções nos números e na razão, mas agora se encontra cada dia mais envolvido e surpreendido pelas exigências de sua vida emocional. O prazer da leitura está em torcer para que Otávio faça as escolhas mais acertadas e em imaginar as novas possibilidades para sua vida, além de se deixar inspirar por elas.

Alguns trechos do livro :


O dinheiro não é uma pessoa , filha. É só uma boa companhia.
-------------

A cabeça e o tronco voltaram, mais calmos, ao ponto de inércia- o segredo da liga, o elástico sutil que os mantinha próximos, era o sexo, intensíssimo e bom, mas o preço emocional de Tereza era muito alto. Uma mulher caríssima!- e ele riu sozinho, um quarto de século depois, de volta à luz da rua.
------------
...porque o consumidor típico desta faixa pertence ao estamento público direto ou indireto, médio e alto, que no Brasil, encastelado em corporações políticas, é uma bolha imune à economia real.
----------
...sentiu uma comoção especial pela filha : parecia ver nela , atrás da névoa da memória, a sombra das charadas de seu pai, o mágico sobrevivente para quem a vida sempre foi escombro e brinquedo.
-------
A única coisa que, de fato, une o banqueiro ao mendigo, que os coloca no mesmo barco mental, é o valor social do dinheiro - essa é a nossa liga realmente indestrutível.
---------------
Para você, as pessoas são apenas sombras que aquecem, disse-lhe Rachel há alguns anos, num dos primeiros momentos em que ele percebeu, concreta, a passagem do tempo.
----------------------------------------
O teu pai não tem coração, ela disse uma vez; ele é uma máquina de calcular. Isso porque ele havia repetido a frase do seu parente Spinoza, que lhe grudara na cabeça trinta anos antes: Só o amor intelectual é eterno.
---------------------------------------
O meu negócio é só uma comissãozinha. A máquina do mundo é o dinheiro, mas, se você não moraliza este fato elementar, se você não o empapuça de cristianismo, ele deixa de ser tão terrível; é apenas uma tecnologia que nos deu um salto de qualidade em todos os aspectos da sobrevivência . . .
--------------------------------
Ali estava a sua filha, que num breve surto afetivo lhe pareceu o único fio emocional que restava a ligá-lo com sua própria vida , a sucessão dos seu dias uma síntese física, ela especulou...
-----------------

Comentários